Segunda questão da Avaliação Parcial da 1a Unidade, para consulta prévia (leiam com atenção)
Queridos e queridas,
Como mencionado anteriormente, segue o enunciado da 2a questão da Avaliação Parcial da 1a Unidade do curso, de modo que vcs. possam trabalhar previamente com os assuntos em questão (neste caso, aqueles de "topic" e de "tema"), à luz dos textos nos quais foram tratados, referidos na bibliografia logo abaixo. Segue a questão:
Considere as seguintes passagens de textos de Umberto Eco, Ugo Volli e Boris Tomachevski sobre as categorias de "tema" e "topic":
"O topic pode ter várias extensões. Pode resumir só um segmento do texto (por exemplo, o topic da primeira parte da história de Chapeuzinho Vermelho será 'uma menina vai visitar a vovó para levar-lhe doces e no bosque encontra um lobo') ou - leitura conclusiva - pode procurar cobrir o curso inteiro dos acontecimentos descritos ('é uma narração de advertência de como não se deve dar atenção a desconhecidos'; 'é a história da luta entre o Bem e o Mal', ou, ainda, 'é a representação dos conflitos psicológicos de uma adolescente que sofre do complexo de Édipo')" (VOLLI, 2007, p. 83)
"De fato, não haveria dificuldade em usar indiferentemente tema e topic, e às vezes o fazemos, se não fosse que o termo |tema| corre o risco de assumir outras acepções. Por exemplo, como o emprega Tomachevski (...), ele muito se aproxima do conceito de fábula (...). Conforme esclareceremos mais adiante, topic é um instrumento metatextual, um esquema abdutivo proposto pelo leitor, enquanto que fábula constitui parte do conteúdo do texto (a oposição é instrumento pragmático vs. estrutura semântica) (ECO, 1986, p. 71)
"No decorrer do processo artístico, as frases particulares combinam-se entre si segundo seu sentido e realizam uma certa construção na qual se unem através de uma idéia ou tema comum. As significações dos elementos particulares da obra constituem uma unidade que é o terna (aquilo de que se fala). Podemos também falar do · tema de tôda a obra ou do tema de suas partes. Cada obra escrita numa língua provida de sentido possui um tema." (TOMACHEVSKI, 1970, p. 169)
Considerando as argumentações dos textos deses três aurores, procure discorrer suficientemente (mas de modo breve) sobre as diferenças e/ou proximidades entre os conceitos de "topic" e de "tema" - especialmente com respeito àquilo que, no modo como se determinam os conteúdos semânticos dos textos, naquilo que faz as estruturas textuais e discursivas da narrativa dependerem da interação entre as a superfície dos textos e os processos de leitura. Ao tratar da questão, procure desenvolver seus argumentos a partir de algum exemplo prático que seja (uma notícia de jornal, uma seqüência fílmica, um episódio de um romance, uma página de quadrinhos, etc.)
ECO, Umberto. “As estruturas discursivas”. In: Lector in Fabula;
VOLLI, Ugo. “Estruturas”. In: Manual de Semiótica.
Atenciosamente,
Benjamim
Comentários
Postar um comentário