3a questão da Avaliação Parcial da 2a Unidade do curso (leiam com atenção!)
Queridos, todos,
Segue abaixo o enunciado da 3a questão da Avaliação Parcial da 1a unidade do curso. Ela aborda os itens desenvolvidos na última sessão da disciplina, relativos ao estatuto dos conceitos de "topic" e "isotopia", referidos respectivamente às dinâmicas pragmáticas da interpretação textual e às propriedades semânticas das sequências discursivas, em geral - e das narraivas, em particular. Peço que a leiam o enunicado da questão com atenção e, em caso de sua escolha como ponto a ser abordado na referida avaliação, procurem desenvolvê-la com suficiência. Aqui está a questão, destacada em negrito:
"Greimas define a isotopia como um 'conjunto de categorias semânticas redundates, que tornam possível a leitura uniforme da história' (...). Se dizemos 'Paulo derrubou a garrafa. A toalha estava toda manchada', a coerência entre as duas frases (...) é assegurada pelo fato de que em nossa enciclopédia sabemos que as garrafas geralmente contém vinho, que o vinho é servido com frequência à mesa, que as mesas para as refeições geralmente são cobertas com toalhas, que o líquido contido nas garrafas derrubadas se espalha, impregnando aquilo sobre o qual estão apoiadas, e que, finalmente, o vinho tem coloração, logo mancha os tecidos."
A seguir, considere esta outra passagem, desta feita de Umberto Eco, no capítulo "Estruturas discursivas" (em seu Lector in Fabula, à página 74):
"Há casos em que topic e isotopia parecem coincidir, mas fique claro que o topic é um fenomeno pragmático ao passo que a isotopia é um fenômeno semântico. O topic é uma hipótese que depende da iniciativa do leitor (...). Portanto, ínstrumento metatextual que texto pode tanto pressupor quanto conter explicitamente, como marcadores de topic, títulos, subtítulos, expressões-guia. Com base no topic, o leitor decide magnificar ou narcotizar as propriedades semânticas (...) em jogo, estabelecendo um nível de coerência interpretativa, chamada isotopia."
Com base na leitura dos dois textos, procure analisar o seguinte episódio do Porta dos Fundos:
Porta dos Fundos - Retrospectiva 2021
Ao analisar esse segmento, discorra suficientemente (mas de modo breve) sobre as diferenças entre os conceitos de topic e de "isotopia" - especialmente com respeito àquilo que, nas estruturas textuais e discursivas da narrativa, dependem simultanea ou alternativmente das propriedades internas do texto (aquilo que está contido na fala do personagem de Carlinhos Avelar) e aquilo que essa fala mobiliza de nossos conhecimentos enciclpédicos sobre os eventos reportados do discurso (os saberes presumidos e convocados sobre os eventos recordados pelo personagem). Na medida do possível, procure comparar esses conceitos igualmente com a argumentação que Boris Tomachevski desenvolve sobre o problema da "temática" das obras narrativas.
Comentários
Postar um comentário