Enunciado da 2a questão da Avaliação Parcial da 2a Unidade do curso (leiam com atenção!!!)

Queridos e queridas,

Segue abaixo o enunciado da 2a questão da Avaliação Parcial da 2a Unidade do curso - na qual proponho uma reflexão sobre "estruturas actanciais" do enredo (ou ainda, sobre os aspectos funcionais atribuídos pelas estruturas narrativas aos personagens ou agentes de histórias). Todas estas questões encontram-se formuladas nos textos com os quais estruturei a última sessão do curso, a partir de Barthes, Eco e Volli. 

A seguir, o enunicado da questão, destacado em negrito:

Considere as seguintes afirmações dos textos de Roland Barthes, Ugo Volli e Umberto Eco:

"...ali onde a narrativa escolhe a sua própria sobrevivência, é a personagem que parece escolher seu próprio destino: o instinto de conservação de uma fica disfarçado debaixo da aparência de liberdade da outra: a economia narrativa (...) sublima-se em livre arbítrio humano. Essas são as implicações do termo proairetismo que proponho aplicar a toda ação narrativa implicada numa série coerente e homogênea." (Barthes, "As sucessões das ações", p. 157);

"Assim, muitas narrativas põem em ação, em torno de uma presa, dois adversários, cujas ações são deste modo igualadas: o sujeito é então verdadeiramente duplo, sem que se possa por antecipação reduzi-lo por substituição; é mesmo talvez a única forma arcaica corrente, como se a narrativa, à semelhança de certas línguas, tivesse conhecido também um dual de pessoas." (Barthes, "Introdução à análise estrutural da narrativa", p. 47);

"Finalmente, deve-se levar em conta que a empresa do sujeito não é, em geral, solitária, mas exige circunstâncias favoráveis (...), isto é, de adjuvantes animados ou inanimados, e geralmente deve enfrentar um obstáculo, trate-se de um adversário ou oponente de carne e osso, ou de dificuldades mais impessoais, por exemplo, devidas ao ambiente (um bosque, uma montanha, o mar) ou à meteorologia (uma borrasca, o gelo). Cada performance na narrativa (mesmo as menores, que servem para estabelecer a competência e a sanção) possui geralmente um caráter antagonista refletido por essa relação." (Volli, "Histórias", p. 119);

"Poderíamos até dizer que uma estrutura ideológica se manifesta quando conotações axiológicas aparecem associadas a papéis actanciais inscritos no texto. É quando uma armação actancial surge investida de juízos de valor e os papéis veiculam oposiçnoes axiológicas como Bom vs. Mal, Verdadeiro vs. Falso (ou também Vida vs. Morte o Natureza vs. Cultura) que o texto exibe em filigrana sua cultura." (Eco, "Estruturas actanciais e ideológicas", p. 153).

Em seguida, considere esta seqüência, extraída do filme Broadcast News, de Albert J. Brooks:

Broadcast News (1987), dir. Albert J. Brooks (1987)

Tendo em vista as idéias de Roland Barthes sobre a estruturação das seqüências narrativas em torno de um perfil funcional dos personagens, assim como as de Umberto Eco e Ugo Volli sobre "estruturas actânciais" que governam a conduta dos agentes da história, procure analisar esta encenação de um boletim extraordinário de um telejornal, a partir da economia textual das "sucessões de ações" do segmento (no modo como a descreve Roland Barthes), assim como na definição dos "papéis actanciais" e dos sistemas de valor oponenciais que correspondem a cada um de seus principais agentes (no modo como os concebem Umberto Eco e Ugo Volli).

Às ordens,

Benjamim

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