1a questão da Avaliação Parcial da 3a Unidade (leiam com atenção!!!)

Queridos e queridas,

Como mencionado na sessão da última 4a feira, segue então o enunciado da primeira questão da Avaliação Parcial da 3a Unidade do curso - dedicada ao problema das modulações temporais da "ordem" e da "duração", próprias ao discurso narrativo, a partir das referências dos textos de Gérard Genette, Paul Ricoeur, Ugo Volli e Umberto Eco:

1. Considere as seguintes passagaens dos textos da unidade abordados até aqui:

"Em alguns gêneros narrativos simples, como a história, fábula e entrelaçamento tendem a coincidir: o narrador se atém à sequência cronológica e causal dos acontecimentos sem introduzir digressões ou deslocamentos temporais. Ao contrário, as formas narrativas mais complexas, nas quais emerge em primeiro plano o problema da montagem, jogam muito com as possibilidades do jogo entre fábula e entrelaçamento. Os exemplos mais evidentes desse jogo são dados pelos saltos temporais (adiante - prolepse - e para trás - analepse)." 
In: VOLLI, "Histórias", in: Manual de Semiótica, p. 101;

"É claro que uma estrutura descontínua convém a um tempo de perigos e aventuras, que uma estrutura linear mais contínua convém ao romance de formação dominado pelos temas do desenvolvimento e da metamorfose, enquanto uma cronologia fragmentada, interrompida por saltos, antecicipações e retrospectos (...) convém mais a uma visão do mundo privada de qualquer capacidade de visão panorâmica e de toda coesão interna. A experimentação contemporânea na ordem das técnicas narrativas acompanha assim a fragmentação que afeta a própria experiência do tempo". 
In: RICOEUR, Paul, "Jogos com o tempo", In: Tempo e Narrativa, vol. 2: pp. 137,138;

"Entre os teóricos da ficção, há um certo consenso de que é fácil estabelecer o tempo da história (...). Todavia, é menos fácil determinar o tempo do discurso. Devemos baseá-lo na extensão do texto escrito ou no tempo que a leitura demanda? Não podemos ter certeza de que essas duas durações são exatamente proporcionais. Se tivéssemos que calculá-lo a partir do número de palavras (...), exemplificariam o fenômeno que Gérard Genette chama de 'isocronia' e Seymour Chatman chama de 'cena' - ou seja, onde a história e o discurso tIem duração relativamente igual, como acontece com os diálogos." In: ECO, Umberto. "Divagando pelo bosque". In: Seis Passeios pelos Bosques da Ficção, p. 60;

"Teoricamente, com efeito, existe uma gradação contínua, desde a velocidade infinita, que é a da elipse, em que um segmento nulo de narrativa correpsonde a uma qualquer duração de história, até à absoluta lentidão que é a da pausa descritiva, em que um qualquer segmento do discurso narativo corresponde a uma duração diegética nula." 
In: GENETTE, Gérard. "Duração". In: Discurso da Narrativa, p. 93.  

À luz de todas essas observações, aprecie as duas seqüências, referentes ao acidente do piloto francês Romain Grojean, no Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1 de 2020 - no registro de sua transmissão ao vivo pela televisão e no quadro de uma sequência do documentário dedicado a esta temporada, na plataforma de streaming Netflix:

Romain Grosjean's accident- 2020 Malaysian F1 GP

Romain Grosjean's accident - Drive to Survive, Season 3, Netflix (2021)

Com base no modo como o mesmo evento é exposto, tanto na sua transmissão ao vivo quanto na sequência da série documental, procure analisar (com iguais brevidade e suficiência) suas respectivas configurações narrativas, com respeito às modulações temporais que lhes são próprias, em aspectos como o de sua "ordem" e "duração" - levando em conta suas relações com a temporalidade originária do evento. Procure articular sua argumentação com o uso mais produtivo possível dos textos de referência da unidade relativos ao tema da questão.

Referências Bibliográficas  
ECO, Umberto. “Divagando pelo bosque”. In: Seis Passeios pelos Bosques da Ficção
GENETTE, Gérard. "Duração". In: Discurso da Narrativa.
GENETTE, Gérard. “Ordem” In: Discurso da Narrativa
RICOEUR, Paul. “Os jogos com o tempo”. In : Tempo e Narrativa, Vol. 2. 
VOLLI, Ugo. “Histórias”. In: Manual de Semiótica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa da Disciplina para 2025/1

Notas da aula de hoje (09/04): Três fontes dos saberes sobre narrativas

Avaliação Parcial da 1a Unidade (leiam as instruções com atenção!!!)