bloco de notas da disciplina "introdução às teorias da narrativa" (gec 114), da graduação em estudos de mídia da universidade federal fluminense.
1a questão da Avaliação Parcial da 3a Unidade (leiam com atenção!!!)
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Queridos e queridas,
Como mencionado na sessão da última 4a feira, segue então o enunciado da primeira questão da Avaliação Parcial da 3a Unidade do curso - dedicada ao problema das modulações temporais da "ordem" e da "duração", próprias ao discurso narrativo, a partir das referências dos textos de Gérard Genette, Paul Ricoeur, Ugo Volli e Umberto Eco:
1. Considere as seguintes passagaens dos textos da unidade abordados até aqui:
"Em alguns gêneros narrativos simples, como a história, fábula e entrelaçamento tendem a coincidir: o narrador se atém à sequência cronológica e causal dos acontecimentos sem introduzir digressões ou deslocamentos temporais. Ao contrário, as formas narrativas mais complexas, nas quais emerge em primeiro plano o problema da montagem, jogam muito com as possibilidades do jogo entre fábula e entrelaçamento. Os exemplos mais evidentes desse jogo são dados pelos saltos temporais (adiante - prolepse - e para trás - analepse)." In: VOLLI, "Histórias", in: Manual de Semiótica, p. 101;
"É claro que uma estrutura descontínua convém a um tempo de perigos e aventuras, que uma estrutura linear mais contínua convém ao romance de formação dominado pelos temas do desenvolvimento e da metamorfose, enquanto uma cronologia fragmentada, interrompida por saltos, antecicipações e retrospectos (...) convém mais a uma visão do mundo privada de qualquer capacidade de visão panorâmica e de toda coesão interna. A experimentação contemporânea na ordem das técnicas narrativas acompanha assim a fragmentação que afeta a própria experiência do tempo". In: RICOEUR, Paul, "Jogos com o tempo", In: Tempo e Narrativa, vol. 2: pp. 137,138;
"Entre os teóricos da ficção, há um certo consenso de que é fácil estabelecer o tempo da história (...). Todavia, é menos fácil determinar o tempo do discurso. Devemos baseá-lo na extensão do texto escrito ou no tempo que a leitura demanda? Não podemos ter certeza de que essas duas durações são exatamente proporcionais. Se tivéssemos que calculá-lo a partir do número de palavras (...), exemplificariam o fenômeno que Gérard Genette chama de 'isocronia' e Seymour Chatman chama de 'cena' - ou seja, onde a história e o discurso tIem duração relativamente igual, como acontece com os diálogos." In: ECO, Umberto. "Divagando pelo bosque". In: Seis Passeios pelos Bosques da Ficção, p. 60;
"Teoricamente, com efeito, existe uma gradação contínua, desde a velocidade infinita, que é a da elipse, em que um segmento nulo de narrativa correpsonde a uma qualquer duração de história, até à absoluta lentidão que é a da pausa descritiva, em que um qualquer segmento do discurso narativo corresponde a uma duração diegética nula." In: GENETTE, Gérard. "Duração". In: Discurso da Narrativa, p. 93.
À luz de todas essas observações, aprecie as duas seqüências, referentes ao acidente do piloto francês Romain Grojean, no Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1 de 2020 - no registro de sua transmissão ao vivo pela televisão e no quadro de uma sequência do documentário dedicado a esta temporada, na plataforma de streaming Netflix:
Romain Grosjean's accident- 2020 Malaysian F1 GP
Romain Grosjean's accident - Drive to Survive, Season 3, Netflix (2021)
Com base no modo como o mesmo evento é exposto, tanto na sua transmissão ao vivo quanto na sequência da série documental, procure analisar (com iguais brevidade e suficiência) suas respectivas configurações narrativas, com respeito às modulações temporais que lhes são próprias, em aspectos como o de sua "ordem" e "duração" - levando em conta suas relações com a temporalidade originária do evento. Procure articular sua argumentação com o uso mais produtivo possível dos textos de referência da unidade relativos ao tema da questão.
Referências Bibliográficas
ECO, Umberto. “Divagando pelo bosque”. In: Seis Passeios pelos Bosques da Ficção;
GENETTE, Gérard. "Duração". In: Discurso da Narrativa.
GENETTE, Gérard. “Ordem” In:Discurso da Narrativa.
RICOEUR, Paul. “Os jogos com o tempo”. In :Tempo e Narrativa, Vol. 2.
Queridas e queridos, Abaixo, segue o programa da disciplina para o semestre que está prestes a se iniciar. Peço que leiam esse material com atenção e que façam suas anotações sobre eventuais dúvidas, críticas e/ou sugestões para nosso primeiro encontro presencial, que deve acontecer na próxima quarta-feira, 02 de abril (ver Cronograma) . Espero que tenhamos um ótimo semestre de trabalho. Nos vemos na próxima quarta. Até lá, Benjamim UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL DEPARTAMENTO DE ESTUDOS CULTURAIS E MÍDIA Disciplina: Introdução às Teorias da Narrativa (GEC 114) Professor: Benjamim Picado Horário: 4as feiras, das 14 às 18:00 Local: J11, Sala E (IACS-Campus do Gragoatá) Ementário: Problemas fundamentais da teoria da narrativa. Das formas narrativas às estruturas textuais: as relações entre a história, a narrativa e a narração. As estruturas narrativas: funções, ações e narrações...
Introdução às Teorias da Narrativa (GEC 114) Aula no 1 (09/04/2025) Mito, História, Poiésis: três fontes dos saberes sobre narrativas 1. Já examinamos em nossa discussão introdutória do curso que o percurso das ideias que informam as teorias da narrativa nos pede para evitarmos certas confusões conceituais, naquilo que respeita os objetos desses saberes: há decerto fenômenos assemelhados àquilo sobre o que se debruçam os narratólogos e aquilo de que falam, por exemplo, certas ramificações da historiografia, ao pensarem sobre o modo de se organizar discursivamente episódios e fatos de relatos sobre sociedades, culturas e civilizações. Se desejarmos nos manter num nível de apreensão próprio a nossa própria experiência cultural, falemos então das pretensões de autoridade do jornalismo, enquanto prática social e discurso organizador de atualidades históricas, para pensarmos a importância de se considerar a grandeza propriamente narrativa dessas prática...
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