Última questão da Avaliação Parcial da 3a Unidade (leiam com atenção!!!)

Caros e caras,

A seguir, partilho com vcs. o enunciado da 3a questão da Avaliação Parcial da 3a e última unidade do curso, versando sobre o problema dos "entrecruzamentos entre história e ficção", no como como o formulam Paul Ricoeur, Raphaël Baroni e Jules Gritti.

3. Considere os seguintes segmentos dos textos da 3a unidade:

"É compreensível, portanto, que eu não nego aquilo a que alguns observadores das narrativas mediáticas denunciam, enquanto uma deriva sensacionalista do discurso jonralístico. No entanto, gostaria de acrescentar que a racionalidade não está completamente evacuada em um tal contexto e que, ademais, às narrativas de alguns podem se opor as versões de outros. O que importa, em última análise, é que a esfera pública oferece espaço para histórias conflitantes, observando-se para tanto determinados padrões éticos, o que está longe de ser garantido em um universo mediático dominado pela lógica do lucro." (In: BARONI, Raphaël. "A Tensão Narrativa Através dos Gêneros: questões éticas e estéticas do suspense", in: Experiência Estética e Performance: p. 77);

"À primeira vista, a diegese de um conto, de uma obra dramática, de um filme...parece diferir da de uma narrativa de jornal: a primeira emana de uma criação fabuladora, a segunda é comandada dia a dia pelo acontecimento; na primeira, o 'suspense' é mannipulado, na segunda aparece inteiramente dado. O acontecimento opor-se-ia à estrutura como a natureza ao 'artefato', o acidental ao categorial. E, entretanto, 'seja a ação vivid ou representada , o vivido transmuta-se em representado, o dado circunstancial é apreendido segundo as 'categorias' da narrativa". (In: GRITTI, Jules, "Uma Narrativa de Imprensa: os últimos dias de um 'Grande Homem'", in: Análise Estrutural da Narrativa: p. 171) 

"Fingimos vrer que a leitura só diz respeito à recepção dos textos literários. Ora, somos leitores de história quanto de romances. Toda grafia, portanto a historiografia, remete a uma teoria ampliada da leitura (...). Nesse sentido, as análises do entrecruzamento da história e da ficção que vamos esboçar remetem a uma teoria ampliada da recepção, da qual o ato de leitura é o momento fenomenológico. É nessa teoria ampliada da leitura que se dá a inversão, da divergência para a convergência, entre a narrativa histórica e a narrativa de ficção." (RICOEUR, Paul. "O entrecruzamento da história e da ficção". in Tempo e Narrativa 3: p. 311) 

À luz dessas referências, aprecie a seguir o seguinte «past blogging» feito pelo jornal Folha de São Paulo, para recapitular os episódios que desfecharam o golpe militar de 1964, no seguinte link:


Avaliando estes materiais como ilustrativos dos registros narrativos do relato jornalístico, analise os elementos textuais da reportagem (em suas 11 páginas), tendo em vista as considerações de Paul Ricoeur sobre os entrecruzamentos dos registros narrativos da história com os da ficção, assim como as observações de Raphaël Baroni e Jules Gritti sobre os regimes narratológicos do fait divers jornalístico, tanto no que respeita a lógica evolutiva e seus sinais de suspense quanto aos personagens e suas funções específicas na trama histórica.

Em mais alguns instantes, disponibilizarei a Avaliação Parcial dessa unidade, definindo condições e prazos de entrega das respostas àqueles que deverão cumprir essa tarefa, de modo obrigatório.

Abracos,

Benjamim

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