Enunciado da 2a questão da Avaliação Parcial da 3a Unidade (leiam com atenção!!!)

Caros e caras,

Segue logo abaixo o enunciado da 2a questão da Avaliação Parcial da 3a unidade do curso, versando sobre o problema dos "jogos com o texto" propiciados na interação entre as estruturas da intriga e os horizontes de expectativa na resposta do leitor/espectador, a partir da análise de uma breve e clássica sequência de suspense/horror:

2. Considerem as seguintes passagens dos textos referentes à última exposição do curso, versando sobre o lugar da leitura como espaço de efetivação semântica e estética do texto, a partir de fenômenos como os de "sinais de suspense":

"Entrar em estado de expectativa significa fazer previsões. O Leitor-Modelo é chamado a colaborar no desenvolvimento da fábula, antecipando-lhe os estados sucessivos. A antecipação do leitor constitui uma porção de fábula que deveria corresponder àquela que está para ler." (ECO, Umberto. "Previsões e passeios inferenciais". In: Lector in Fabula: p. 95)

"Quanto mais o leitor é atraído pelos procedimentos a jogar os jogos do texto, tanto mais ele é também jogado pelo texto (...). O jogo do texto, portanto, é uma performance para um susposto auditório e, como tal, não é idêntico a um jogo cumprido na vida comum, mas, na verdade, um jogo que se encena para o leitor, a quem é dado um papel que o habilita a realizar o cenário apresentado." (ISER, Wolfgang. "O jogo do texto". In: A Literatura e o Leitor: p. 116)

"...o autor que mais respeita o seu leitor não é aquele que o gratifica ao preço mais baixo; é aquele que lhe deixa mais espaço para desenvolver o jogo contrastado que acabamos de descrever. Só atinge seu leitor se compartilhar com ele um repertório do familiar, quanto ao gênero literário, ao tema, ao conteúdo social, ou mesmo histórico; e se, por outro, praticar uma estratégia de desfamiliarização com relação a todas as normas que a leitura crê poder facilmente reconhecer e adotar" (RICOEUR, Paul. "O mundo do texto e o mundo do leitor". In: Tempo e Narrativa, vol.3: p. 290) 

À luz dessas passagens, considere agora esta famosa seqüência do filme Alien, de Ridley Scott (1979) :

Alien, dir. Ridley Scott (1979)

A partir deste segmento, considere o modo como é produzido o suspense destas cenas, a partir dos problemas formulados pelos textos da unidade, referentes ao lugar da leitura na efetivação do valor próprio de situações narrativas, em seus vários aspectos (tais como aqueles firmados por Eco sobre o leitor-modelo, ou ainda aquele das estruturas de “retenções” e “protensões” do texto narrativo, formulados por Iser e Ricoeur), tudo isto na relação com os horizontes estéticos da recepção e da leitura desta cena.

Desejo uma bom resto de semana a todas e todos.

Abraços,

Benjamim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa da Disciplina para 2025/1

Notas da aula de hoje (09/04): Três fontes dos saberes sobre narrativas

Avaliação Parcial da 1a Unidade (leiam as instruções com atenção!!!)