bloco de notas da disciplina "introdução às teorias da narrativa" (gec 114), da graduação em estudos de mídia da universidade federal fluminense.
Enunciado da 1a questão da Avaliação Parcial da 1a Unidade do curso (leiam com atenção!!!)
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Queridos e queridas,
Como mencionado ao fim de nossa última sessão do curso (16/04), ofereço uma primeira questão para o exame que farei sobre os níveis de apreensão das questões oferecidas em cada tema da unidade do curso - neste caso, aqueles que concernem à 1a unidade de nosso conteúdo programático (vejam o post sobre o Programa da Disciplina).
Neste momento, estou interessado em avaliar como vcs. compreendem aquela primeira fronteira conceitual oferecida por Gérard Genette, em sua argumentação sobre o conceito de narrativa, a saber: aquela que segmenta as duas principais grandezas da representação narrativa, definidas como "mímese" e "diegese".
Segue o enunciado desta questão (restrito às partes destacadas emnegrito):
1. Considere as duas seguintes passagens do texto "Fronteiras da narrativa", de Gérard Genette - primeiramente esta, em sua página 269:
"A imitação direta, tal como funciona em cena, consiste em gestos e falas. Enquanto que constituída por gestos, ela pode evidentemente representar ações, mas escapa aqui ao plano linguístico, que é aquele onde se exerce a atividade específica do poeta. Enquanto que constituída por falas, discursos emitidos por personagens (...), ela não é rigorosamente representativa, pois que se limita a reproduzir tal e qual um discurso real ou fictício".
A seguir, outra passagem do mesmo texto, agora, nas páginas 271 e 272:
"A representação literária, a mimesis dos antigos, não é portanto a narrativa 'mais' os discursos: é a narrativa e somente a narrativa. Platão oporia mimesis a diegesis como uma imitação perefeita a uma imitação imperfeita. Mas a imitação perfeita não é mais uma imitação, é a coisa mesmo, e finalmente a única imitação é a imperfeita. Mímesis é diegesis."
Considerando aquilo que Genette afirma sobre o horizonte "diegético" de toda "mímese" (isto é, o fato de que, em contextos dramáticos, mesmo a imitação já não é pura, e sim diegética), como vc. decomporia a seguinte seqüência fílmica em seus elementos respectivamente imitativos e/ou narrativos?
Heat (1995), dir. Michaell Mann
Procure argumentar sobre o ponto a partir da compreensão sobre os textos básicos da unidade tratados até aqui e se valendo de algum poder de síntese na argumentação sobre o ponto.
Queridas e queridos, Abaixo, segue o programa da disciplina para o semestre que está prestes a se iniciar. Peço que leiam esse material com atenção e que façam suas anotações sobre eventuais dúvidas, críticas e/ou sugestões para nosso primeiro encontro presencial, que deve acontecer na próxima quarta-feira, 02 de abril (ver Cronograma) . Espero que tenhamos um ótimo semestre de trabalho. Nos vemos na próxima quarta. Até lá, Benjamim UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL DEPARTAMENTO DE ESTUDOS CULTURAIS E MÍDIA Disciplina: Introdução às Teorias da Narrativa (GEC 114) Professor: Benjamim Picado Horário: 4as feiras, das 14 às 18:00 Local: J11, Sala E (IACS-Campus do Gragoatá) Ementário: Problemas fundamentais da teoria da narrativa. Das formas narrativas às estruturas textuais: as relações entre a história, a narrativa e a narração. As estruturas narrativas: funções, ações e narrações...
Introdução às Teorias da Narrativa (GEC 114) Aula no 1 (09/04/2025) Mito, História, Poiésis: três fontes dos saberes sobre narrativas 1. Já examinamos em nossa discussão introdutória do curso que o percurso das ideias que informam as teorias da narrativa nos pede para evitarmos certas confusões conceituais, naquilo que respeita os objetos desses saberes: há decerto fenômenos assemelhados àquilo sobre o que se debruçam os narratólogos e aquilo de que falam, por exemplo, certas ramificações da historiografia, ao pensarem sobre o modo de se organizar discursivamente episódios e fatos de relatos sobre sociedades, culturas e civilizações. Se desejarmos nos manter num nível de apreensão próprio a nossa própria experiência cultural, falemos então das pretensões de autoridade do jornalismo, enquanto prática social e discurso organizador de atualidades históricas, para pensarmos a importância de se considerar a grandeza propriamente narrativa dessas prática...
Caros e caras, Como prometido, seguem abaixo as questões da Avaliação Parcial da 1a Unidade do curso - na qual tratamos de aspectos introdutórios sobre a estrutura discursiva da narratividade (com especial atenção sobre noções como "tema", "isotopia", "topic"), assim como sobre regimes genericamente poéticos do discurso narrativo (em aspectos como os das modalidades "miméticas" e "diegéticas" da representação dos acontecimentos). Antes de lançar as questões, alguns esclarecimentos, contudo: p eço especial atenção aos "modos de usar", discriminados no início da avaliação (eles estarão presentes, como instruções prévias, em todas as avaliações parciais até o fim do semestre), pois da observância a esses itens depende uma boa parte do sucesso na resposta às questões, que envolvem sempre uma boa compreensão dos textos de base e uma capacidade razoável de sua aplicação aos casos que são sugeridos para abordagens mais "analíti...
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