Enunciado da 1a questão da Avaliação Parcial da 1a Unidade do curso (leiam com atenção!!!)

Queridos e queridas,

Como mencionado ao fim de nossa última sessão do curso (16/04), ofereço uma primeira questão para o exame que farei sobre os níveis de apreensão das questões oferecidas em cada tema da unidade do curso - neste caso, aqueles que concernem à 1a unidade de nosso conteúdo programático (vejam o post sobre o Programa da Disciplina).

Neste momento, estou interessado em avaliar como vcs. compreendem aquela primeira fronteira conceitual oferecida por Gérard Genette, em sua argumentação sobre o conceito de narrativa, a saber: aquela que segmenta as duas principais grandezas da representação narrativa, definidas como "mímese" e "diegese". 

Segue o enunciado desta questão (restrito às partes destacadas em negrito):

1. Considere as duas seguintes passagens do texto "Fronteiras da narrativa", de Gérard Genette - primeiramente esta, em sua página 269:

"A imitação direta, tal como funciona em cena, consiste em gestos e falas. Enquanto que constituída por gestos, ela pode evidentemente representar ações, mas escapa aqui ao plano linguístico, que é aquele onde se exerce a atividade específica do poeta. Enquanto que constituída por falas, discursos emitidos por personagens (...), ela não é rigorosamente representativa, pois que se limita a reproduzir tal e qual um discurso real ou fictício".

A seguir, outra passagem do mesmo texto, agora, nas páginas 271 e 272:

"A representação literária, a mimesis dos antigos, não é portanto a narrativa 'mais' os discursos: é a narrativa e somente a narrativa. Platão oporia mimesis a diegesis como uma imitação perefeita a uma imitação imperfeita. Mas a imitação perfeita não é mais uma imitação, é a coisa mesmo, e finalmente a única imitação é a imperfeita. Mímesis é diegesis."

Considerando aquilo que Genette afirma sobre o horizonte "diegético" de toda "mímese" (isto é, o fato de que, em contextos dramáticos, mesmo a imitação já não é pura, e sim diegética), como vc. decomporia a seguinte seqüência fílmica em seus elementos respectivamente imitativos e/ou narrativos? 

Heat (1995), dir. Michaell Mann

Procure argumentar sobre o ponto a partir da compreensão sobre os textos básicos da unidade tratados até aqui e se valendo de algum poder de síntese na argumentação sobre o ponto.  

Atenciosamente,

Benjamim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa da Disciplina para 2025/1

Notas da aula de hoje (09/04): Três fontes dos saberes sobre narrativas

Avaliação Parcial da 1a Unidade (leiam as instruções com atenção!!!)